Mesas que já ocorreram em 2012
Vejam abaixo a programação de todas as mesas que ocorreram em 2012. Aguardem nossa programação de 2013, a qual será bem interessante também. Para 2013 também teremos novas atividades neste projeto de extensão. Em breve postaremos as novidades neste blog.
Dezembro - Dia 06/12 às 18:00hs
Tema : Futuro social 2- sustentabilidade
ou inviabilidade?
CANDIDO DUARTE
Atualmente é Gerente de Operações na Nova Academia do Concurso Público, pela Universidade Estácio de Sá, ex Coordenador de Ensino à Distância da Anhanguera Educacional Participações S/A, já tendo atuado como Diretor do Curso Praetorium, como Coordenador do Curso LFG no Rio de Janeiro e também como Coordenador Adjunto do Curso de Direito do Centro Universitário Plínio Leite; membro do grupo de pesquisa: Democracia, Estado de Direito e Cidadania - vinculado ao CNPQ pelo Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal Fluminense; associado ao CONPEDI, Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito; Doutorando em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense na linha de pesquisa Direitos Humanos, Justiça Social e Cidadania; Mestre em Direito pela UGF; Especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil com didática do ensino superior pela UNESA. Tem experiência na área de Direito.
CANDIDO DUARTE
Atualmente é Gerente de Operações na Nova Academia do Concurso Público, pela Universidade Estácio de Sá, ex Coordenador de Ensino à Distância da Anhanguera Educacional Participações S/A, já tendo atuado como Diretor do Curso Praetorium, como Coordenador do Curso LFG no Rio de Janeiro e também como Coordenador Adjunto do Curso de Direito do Centro Universitário Plínio Leite; membro do grupo de pesquisa: Democracia, Estado de Direito e Cidadania - vinculado ao CNPQ pelo Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal Fluminense; associado ao CONPEDI, Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito; Doutorando em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense na linha de pesquisa Direitos Humanos, Justiça Social e Cidadania; Mestre em Direito pela UGF; Especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil com didática do ensino superior pela UNESA. Tem experiência na área de Direito.
FERNANDO MARCELO MANHÃES TAVARES
Jornalista e Gestor Ambiental. Presta consultoria Ambiental e assessoria de Comunicação. Coordenador de Comunicação do Fórum Permanente da Agenda 21 Macaé. Editor do Jornal Artenativa e da Revista Séculus, Correspondente da Agência Brasileira de Notícias (ABN), Membro fundador e dirigente da Associação Macaense de Defesa Ambiental – AMDA, entidade que liderou intenso movimento ambiental na região entre 1980 e 1990. Filiado à Federação Nacional de Imprensa (Fenai) e membro fundador da Associação de Imprensa do Distrito Federal (AIDF). Foi Secretário de Meio Ambiente de Macaé, presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Commads), presidente do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (Apa) do Sana – SANAPA e vice-presidente do Fórum Permanente da Agenda 21 Macaé de 2005 a 2007. Presidente da Comissão Organizadora e relator das I e II conferências municipais de Meio Ambiente – 2005\2007. Organizador da Feira de Educação Ambiental Macaé Sempre Verde (Parque da Cidade). Trabalhos recentes: “Impactos do Petróleo – A experiência de Macaé – Lições para o Pré-sal”, “Controle Social: dos fóruns participativos às previsões orçamentárias”, e “Produção de mudas nativas para reflorestamento – um mercado promissor a ser fomentando”
Jornalista e Gestor Ambiental. Presta consultoria Ambiental e assessoria de Comunicação. Coordenador de Comunicação do Fórum Permanente da Agenda 21 Macaé. Editor do Jornal Artenativa e da Revista Séculus, Correspondente da Agência Brasileira de Notícias (ABN), Membro fundador e dirigente da Associação Macaense de Defesa Ambiental – AMDA, entidade que liderou intenso movimento ambiental na região entre 1980 e 1990. Filiado à Federação Nacional de Imprensa (Fenai) e membro fundador da Associação de Imprensa do Distrito Federal (AIDF). Foi Secretário de Meio Ambiente de Macaé, presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Commads), presidente do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (Apa) do Sana – SANAPA e vice-presidente do Fórum Permanente da Agenda 21 Macaé de 2005 a 2007. Presidente da Comissão Organizadora e relator das I e II conferências municipais de Meio Ambiente – 2005\2007. Organizador da Feira de Educação Ambiental Macaé Sempre Verde (Parque da Cidade). Trabalhos recentes: “Impactos do Petróleo – A experiência de Macaé – Lições para o Pré-sal”, “Controle Social: dos fóruns participativos às previsões orçamentárias”, e “Produção de mudas nativas para reflorestamento – um mercado promissor a ser fomentando”
ARISTÓTELES JOSÉ RIANE COSTA (Tote)
Tecnólogo em Saneamento (UNICAMP), com Extensão em Educação Ambiental (USP) e Pós-graduação em Análise Ambiental (UNESP), foi professor na disciplina de Gestão de Responsabilidade Social na Universidade Estácio de Sá. Coordenou a Ação de Responsabilidade Social do Arranjo Produtivo Local de Petróleo, Gás e Energia da Bacia de Campos (Sebrae/RJ). Atuou como Consultor Local do Instituto Ethos para o Programa Tear realizado em parceria com o BID, FUMIN, IBP, Sebrae e Petrobras. Participou do Fórum Global (Rio 92) e da Cúpula dos Povos (Rio+20). Como Consultor, elabora e ministra aulas, palestras e cursos, onshore e offshore, em instituições e empresas nas áreas de Qualidade, Segurança do Trabalho, Ambiente, Saúde Ocupacional, Responsabilidade Social e Sistemas de Gestão Integrada. É sócio do Laboratório de Cidadania Treinamentos (São Carlos/SP) e, por meio dele, é integrante da Teia de Sustentabilidade (Macaé/RJ) e Consultor-Instrutor credenciado no Sebrae.
Tecnólogo em Saneamento (UNICAMP), com Extensão em Educação Ambiental (USP) e Pós-graduação em Análise Ambiental (UNESP), foi professor na disciplina de Gestão de Responsabilidade Social na Universidade Estácio de Sá. Coordenou a Ação de Responsabilidade Social do Arranjo Produtivo Local de Petróleo, Gás e Energia da Bacia de Campos (Sebrae/RJ). Atuou como Consultor Local do Instituto Ethos para o Programa Tear realizado em parceria com o BID, FUMIN, IBP, Sebrae e Petrobras. Participou do Fórum Global (Rio 92) e da Cúpula dos Povos (Rio+20). Como Consultor, elabora e ministra aulas, palestras e cursos, onshore e offshore, em instituições e empresas nas áreas de Qualidade, Segurança do Trabalho, Ambiente, Saúde Ocupacional, Responsabilidade Social e Sistemas de Gestão Integrada. É sócio do Laboratório de Cidadania Treinamentos (São Carlos/SP) e, por meio dele, é integrante da Teia de Sustentabilidade (Macaé/RJ) e Consultor-Instrutor credenciado no Sebrae.
Mediadora
- Prof Dr Ludmila Antunes Rodrigues.
Professora Adjunta do Departamento de Administração(área de concentração: Administração Pública)da Univerdade Federal Fluminense-Macaé(2011).Concluiu o pós doutorado em 2009 no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Laboratório de Economia Política da Saúde- LEPS; possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2001) na área de Política Social. Foi pesquisadora associada do Laboratório de Economia Política da Saúde do IE-UFRJ de 2005 até 2010 e tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, História Econômica e Contemporânea atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, democracia, politicas sociais, saúde coletiva e gestão participativa. Desde 2004 é professora convidada da especialização em Responsabilidade Social e Terceiro Setor do IE da UFRJ. No curso de Especialização em Políticas Públicas(EPP) do IE-UFRJ é professora convidada desde 2010.
Professora Adjunta do Departamento de Administração(área de concentração: Administração Pública)da Univerdade Federal Fluminense-Macaé(2011).Concluiu o pós doutorado em 2009 no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Laboratório de Economia Política da Saúde- LEPS; possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2001) na área de Política Social. Foi pesquisadora associada do Laboratório de Economia Política da Saúde do IE-UFRJ de 2005 até 2010 e tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, História Econômica e Contemporânea atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, democracia, politicas sociais, saúde coletiva e gestão participativa. Desde 2004 é professora convidada da especialização em Responsabilidade Social e Terceiro Setor do IE da UFRJ. No curso de Especialização em Políticas Públicas(EPP) do IE-UFRJ é professora convidada desde 2010.
Novembro - Dia 22/11às 18:00hs
Tema : Indicadores de Recursos Humanos e Qualidade de Vida no Trabalho ( Tema a confirmar)
Cyro Barretto - Consultor corporativo da Petrobras - Unidade de Operações de Exploração e Produção da Bacia de Campos. MBA em Gerenciamento por Projetos pela Fundação Getúlio Vargas; Mestrando em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense; Examinador do Prêmio Nacional da Qualidade; Examinador do Prêmio Nacional de Gestão Pública. Auditor Líder das Normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004, OHSAS 18001:2007 e NBR 16001:2004. Membro da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas; Membro do CB 25 - Comitê Brasileiro da Qualidade; Membro do CB 38 - Comitê Brasileiro de Meio Ambiente; Membro da Comissão Especial de Estudos de Responsabilidade Social.
Tema : Futuro social 1 - sustentabilidade ou inviabilidade?
Prof . João Batista de Oliveira Ferreira
Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(1985), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2007) e
doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela
Universidade de Brasília (2011). Professor adjunto do Departamento de
Psicologia Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador
do grupo Psicodinâmica e Clínica do Trabalho do CNPq e da Associação
Nacional de Pós-graduação em Psicologia (Anpepp). Pesquisador do Núcleo
Trabalho e Contemporaneidade (UFRJ) e do Laboratório de Psicodinâmica e
Clínica do Trabalho (UnB). Experiência na área de Psicologia Clínica e
do Trabalho, atuando principalmente nos temas: trabalho e organização do
trabalho, prazer-sofrimento e saúde, estratégias de mediação do
sofrimento, trabalho de criação, sabedoria da prática, patologias e
adoecimento psíquico, violência psicológica, assédio moral e servidão
voluntária, práticas em clínica psicodinâmica do trabalho e processos de
subjetivação. Autor dos livros O doce vermelho das beterrabas (contos,
2006) e dos ensaios Perdi um jeito de sorrir que eu tinha: violência
psicológica, assédio moral e servidão voluntária (2009) e Do poema nasce
o poeta: trabalho, criação literária e subjetivação (2011).
Mediador - Marcelo Fernandes Costa
Professor da UFF - Psicologia/Rio das Ostras - Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Graduação em Psicologia. Experiência acadêmica na área de Processos Psicólogicos. Pesquisador de Projeto de Extensão em Etnoeducação Patrimonial no Município de Oriximiná - Pará subsidiado pela Universidade Federal Fluminense.
Professor da UFF - Psicologia/Rio das Ostras - Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Graduação em Psicologia. Experiência acadêmica na área de Processos Psicólogicos. Pesquisador de Projeto de Extensão em Etnoeducação Patrimonial no Município de Oriximiná - Pará subsidiado pela Universidade Federal Fluminense.
Novembro - Dia 08/11às 19:00hs
Tema : Desafios da função RH na Bacia de Campos considerando a prática do Observatório de Ambiência.
Marcelo Barbosa Carvalho
GERENTE SETORIAL da
área de Recursos Humanos/Ambiência Organizacional da PETROBRAS- Petróleo Brasileiro S.A. Unidade
de Operações de Exploração e Produção da Bacia de Campos. Assistente Social - UFF/CAMPOS-RJ;Bacharel em
Direito - FDC/Faculdade de Direito de Campos-RJ;Mestre em Política Sociais -
CCH/UENF-RJ;MBA em Gestão Com Pessoas - Fundação Dom Cabral/MG. Gerente de Associativismo do Consórcio Managé
(Projeto de Extensão Universitária da UFF & Consórcio de Municípios da
Bacia do Rio Itabapoana/RJ); Ex Membro da Diretoria Colegial do CRESS/ Campos - 7ª
Região;Assistente Social da UO-BC/RH/Ambiência Organizacional - Petróleo
Brasileiro S.A - desde 2004;Gerente Setorial da UO-BC/RH/Ambiência
Organizacional - Petróleo Brasileiro S.A. - desde 2008.
Tema: E afinal sabemos avaliar Qualidade de Vida no Trabalho?
Maria Nikolic – Gerente de RH Suporte da Transocean. Cooordenadora do Comitê de RH da ABESPetro. Formada em RH pela Universidade Vila Velha/ES. MBA em Gestão de Negócios em Petróleo pela Univix/ES. Foi professora universitária em graduação e pós-graduação latu-sensu para as disciplinas de Legislação Trabalhista e Remuneração. Atuando em RH no Brasil para O&G desde 2002.
Mediadora
- Prof Izabela M. R. Taveira
Professora adjunta
do departamento de administração e ciências contábeis da UFF/Macaé .Mestre e doutora em
psicologia social das organizações e do trabalho pela UERJ. Pós graduada em
gestão estratégica de RH pela Faculdade Estácio de Sá /Juiz de Fora.
Graduada em Psicologia
pelo Centro de ensino superior de Juiz de Fora/CESJF. Associada da SBPOT
(Sociedade Brasileira de
Psicologia Organizacional e do Trabalho). Foi sócia- proprietária da
POPRH - Psicologia Organizacional/Projetos em RH entre 2001 e 2011
atuando em Juiz de Fora e região. Foi professora na UFJF no curso de
psicologia e de administração. Foi professora da FGV/Online nos cursos
atrelados à área de gestão de pessoas. Foi professora no curso técnologo
em RH da faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora. Maiores informações
- Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/0100981978645365
Outubro - Dia 22/10 às 19:00hs às 21hs
1.O trabalho confinado/embarcado : um olhar crítico sobre seu aspecto psicossocial.
Consultora Sara Tanos Nogueira
Psicóloga do trabalho afiliada a SBPOT (Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho), Diretora e instrutora da empresa TECVIH treinamentos comportamentais vivenciais humanísticos, é especializada em fenomenologia existencial e arteterapia, com MBA em Gestão de Sistema de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde, há 12 anos desenvolvendo programas, treinamentos e consultorias para empresas de médio e grande porte. Expertise adquirida presencialmente através de embarques em plataformas de petróleo, sondas, rebocadores e PSV(s), áreas com nível de risco elevado como usinas, fábricas, canteiros de obras(construção civil), reparos e montagens (on e offshore). Experiência profissional em setor público e privado. Palestrante em inúmeros eventos direcionados ao público de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho. Atuou como consultora em diversos trabalhos e programas vencedores de prêmios de QSMS, Gestão Humana e ambiência organizacional, reconhecidos por suas práticas eficazes para as empresas e organizações. Atuação como voluntária no terceiro setor em processos educacionais comunitários.
Psicóloga do trabalho afiliada a SBPOT (Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho), Diretora e instrutora da empresa TECVIH treinamentos comportamentais vivenciais humanísticos, é especializada em fenomenologia existencial e arteterapia, com MBA em Gestão de Sistema de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde, há 12 anos desenvolvendo programas, treinamentos e consultorias para empresas de médio e grande porte. Expertise adquirida presencialmente através de embarques em plataformas de petróleo, sondas, rebocadores e PSV(s), áreas com nível de risco elevado como usinas, fábricas, canteiros de obras(construção civil), reparos e montagens (on e offshore). Experiência profissional em setor público e privado. Palestrante em inúmeros eventos direcionados ao público de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho. Atuou como consultora em diversos trabalhos e programas vencedores de prêmios de QSMS, Gestão Humana e ambiência organizacional, reconhecidos por suas práticas eficazes para as empresas e organizações. Atuação como voluntária no terceiro setor em processos educacionais comunitários.
2.Desafios na avaliação dos riscos Psicossociais
José Barbosa - Consultor em gestão estratégica da STC soluções
Consultor em Gestão Organizacional. Bacharel em Administração
com diversos cursos nas áreas de Qualidade, Recursos Humanos e Gestão de
Operações de Serviços. É auditor líder nas normas ISO 9001, ISO 14001, CONAMA
306 e OHSAS 18001. Implementa e audita Sistemas Integrados de Gestão
(Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança).Realiza assessoria e treinamentos sobre temas
ligados a Gestão por Processos, Reestruturação Organizacional, Comportamento
Organizacional, Gestão Estratégica, Qualidade em Serviços e Desenvolvimento
Gerencial.Professor de gestão em cursos de graduação e
pós-graduação. Atua em todo o
Brasil, prestando serviços para organizações públicas e privadas nas áreas de
educação, saúde, justiça, telecomunicações, alimentação, energia elétrica,
petróleo e gás, sistema financeiro, saneamento e mineração.
3.Assédio moral nas organizações
Prof Izabela M. R. Taveira
Professora adjunta
do departamento de administração e ciências contábeis da UFF/Macaé .Mestre e doutora em
psicologia social das organizações e do trabalho pela UERJ. Pós graduada em
gestão estratégica de RH pela Faculdade Estácio de Sá /Juiz de Fora.
Graduada em Psicologia
pelo Centro de ensino superior de Juiz de Fora/CESJF. Associada da SBPOT
(Sociedade Brasileira de
Psicologia Organizacional e do Trabalho). Foi sócia- proprietária da
POPRH - Psicologia Organizacional/Projetos em RH entre 2001 e 2011
atuando em Juiz de Fora e região. Foi professora na UFJF no curso de
psicologia e de administração. Foi professora da FGV/Online nos cursos
atrelados à área de gestão de pessoas. Foi professora no curso técnologo
em RH da faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora. Maiores informações
- Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/0100981978645365Mediadora : Ana Teresa Soto Vidal
Profissional generalista com 20 anos de experiência em Gestão
Administrativa (Administrativo/financeiro, RH, T&D), como Analista
de RH, Coordenadora de T&D e Gestora nos setores de alimentação,
petróleo e engenharia elétrica. Pós-graduada em Gestão de SMS e Gestão
de RH. Coordenadora do grupo ARH-Macaé, grupo de profissionais de RH de
Macaé e região, que busca o desenvolvimento de seus membros.
Setembro - Dia 20/09
Mesa 1 às 19:00hs
Espiritualidade nas organizações e seu impacto na Qualidade de Vida no trabalho.
Profa Sônia Terezinha
Mestre em Sistemas de Gestão–Universidade Federal Fluminense–UFF; MBA em Administração e Sistemas de Informação - Universidade Federal Fluminense - UFF; Bacharel em Administração de Empresas - (Universidade Estácio de Sá) . Coordenadora e professora do curso Gestão de RH e da Pós Graduação em Gestão de RH. Professora nas graduações de Administração/Turismo / Gestão de Recursos Humanos e Gestão de Petróleo e Gás – Universidade Estácio de Sál. Coodenadora do Projeto Minha Escola Querida e Educação para a Paz – Sec.de Educação do Município de Macaé – 2009 à atual. Coordenadora de Projetos Especias- Secretaria de Inovação,Ciência e Tecnologia – Prefeitura Municipal de Macaé – 2007 à 2009. Consultora – ICN Consultoria, Agencia de Talentos da Faculdade Salesiana - Macaé.
Sistema Biocêntrico nas Organizações
Consultora Suely Carvalho
Sócia-diretora da ReSurgir-Desenvolvimento humano. Consultora da empresa Opus Soluções Empresariais – S.P. Graduação em Pedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo. Teóloga e Psicanalista. Formação titular e didata em Biodança® pela IBF-Internation Biocentric Foundation. Presidiu e organizou vários Congressos Nacionais e Internacionais de Biodança®.Desenvolveu o sistema do curso de extensão “Sistema Biocêntrico para Organizações”. Ministra workshops de pedagogia para a vida no Brasil, América do Sul e Europa.Membro Fundadora e Facilitadora do ILACE- Instituto Latino Americano de Criatividade Estratégia, onde trabalhou em parceria com Dra. Ruth Noller, Presidente da CEF – Universidade de Buffalo - NY /USA), com Prof. Bill Shephard - Dir. de cursos da CEF e com a Dra. Horténcia Mendoza- Consultora da Werner Erhard & Associates – USA. Tem trabalhado ao lado de ícones profissionais como o palestrante e escritor Dr. Roberto Shinyashiki, Dr. José Leão de Carvalho(ILACE), Dra. Sandra Fernandes-ESPM-Rio), Dr. Reinaldo Passadori (Comunicação Verbal e Oratória- SP), João Kon (Facilita- SP), Rolando Toro Araneda (Criador do Sistema Biodança®-Chile), Bob Hirsch (OPUS-SP), entre outros.
Mediadora - Ana Teresa Soto Vidal
Profissional generalista com 20 anos de experiência em Gestão
Administrativa (Administrativo/financeiro, RH, T&D), como Analista
de RH, Coordenadora de T&D e Gestora nos setores de alimentação,
petróleo e engenharia elétrica. Pós-graduada em Gestão de SMS e Gestão
de RH. Coordenadora do grupo ARH-Macaé, grupo de profissionais de RH de
Macaé e região, que busca o desenvolvimento de seus membros.
Mesa 2 às 20:30hs
Limites e possibilidades das políticas públicas na promoção da qualidade de vida em Macaé. Vice prefeita de Macaé - Marilena Garcia
Secretária de Educação de Macaé, Presidente da Funemac, Coordenadora da sáude da Mulher ( Ministério da Saúde). Foi vereadora em Macaé por 4 mandatos . Pedagoga pela FAFIMA. Pós graduada em Políticas públicas pela Universidad de Havana - Cuba . É professora aposentada do Colégio Estadual Luis Reid.Durante a Ditadura Militar, foi fundadora e diretora do CEP Centro Estadual dos Professores. Primeira vereadora da história de Macaé ( 1982), e reeelita até o seu terceiro mandato como parlamentar. Foi candidata a Prefeitura de Macaé em 1992. Aluna no curso de Formação de Liderança Política da Federação Democrática Internacional de Mulheres em Cuba (FEDIM). Presidente da União Nacional de Combate ao Câncer de Mama (UNAMAMA) e criadora da instituição em Macaé. Assessora Especial da então Ministra de Desenvolvimento Social, Benedita da Silva (Governo Lula), Consultora do Programa de Desenvolvimento Social das Nações Unidas PNUD-M. Coordenadora do Programa Viva Mulher no Instituto Nacional do Câncer (INCA). Criadora do Centro de Recuperação da Vida (CERVI). Entre outras atividades profissionais..
Mediadora - Prof Dr Ludmila Antunes Rodrigues.
Professora Adjunta do Departamento de Administração(área de concentração: Administração Pública)da Univerdade Federal Fluminense-Macaé(2011).Concluiu o pós doutorado em 2009 no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Laboratório de Economia Política da Saúde- LEPS; possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2001) na área de Política Social. Foi pesquisadora associada do Laboratório de Economia Política da Saúde do IE-UFRJ de 2005 até 2010 e tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, História Econômica e Contemporânea atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, democracia, politicas sociais, saúde coletiva e gestão participativa. Desde 2004 é professora convidada da especialização em Responsabilidade Social e Terceiro Setor do IE da UFRJ. No curso de Especialização em Políticas Públicas(EPP) do IE-UFRJ é professora convidada desde 2010.
MESA CANCELADA
Dezembro - Dia 13/12 às 18:00hs
Tema : Sociedade de Consumo, Consciência e Marketing?
Atualmente é Gerente de Operações na Nova Academia do Concurso Público,
pela Universidade Estácio de Sá, ex Coordenador de Ensino à Distância da
Anhanguera Educacional
Participações S/A, já tendo atuado como Diretor do Curso Praetorium,
como Coordenador do Curso LFG no Rio de Janeiro e também como
Coordenador Adjunto do Curso de Direito do Centro Universitário Plínio
Leite; membro do grupo de pesquisa: Democracia, Estado de Direito e
Cidadania - vinculado ao CNPQ pelo Instituto de Ciências Humanas e
Filosofia da Universidade Federal Fluminense; associado ao CONPEDI,
Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito; Doutorando em
Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense na linha de
pesquisa Direitos Humanos, Justiça
Social e Cidadania; Mestre em Direito pela UGF; Especialista em Direito
Civil e Direito Processual Civil com didática do ensino superior pela
UNESA. Tem experiência na área de Direito.
A Sustentabilidade como novo modelo de Gestão no século XXI. Qual o papel das Universidades e das empresas neste cenário?
A Sustentabilidade como novo modelo de Gestão no século XXI. Qual o papel das Universidades e das empresas neste cenário?
Prof SILVIO
RONNEY DE PAULA COSTA
Professor e palestrante com Graduação em
Administração de Empresas, Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e
Matemática. Pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Universidade
Estácio de Sá, MBA em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial pela
COPPE/UFRJ, Pós-graduado em Vídeo Científico Educativo pela UFRJ e Mestrando em
Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Atualmente Professor da Universidade Estácio de Sá e Universidade Veiga de
Almeida
OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA NOVA EXPANSÃO URBANA DE MACAÉ.
Prof Arthur Sofiatti
OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA NOVA EXPANSÃO URBANA DE MACAÉ.
Prof Arthur Sofiatti
Graduado em história pela
Faculdade de Filosofia de Campos, em 1973;Especialista em história moderna e
contemporânea pela Universidade Católica de Minas Gerais, em 1977;
Mestre em História Social pela
UFRJ, com a dissertação O Nativo e Exótico: Perspectivas para a História
Ambiental na Ecorregião Norte-Noroeste do Estado do Rio de Janeiro entre os
Séculos XV e XX;Doutor em História Social pela UFRJ, com estudo sobre as
relações das sociedades humanas e os manguezais na região norte do Estado do
Rio de Janeiro e sul do Estado do Espírito Santo. Título: Entre a Terra e a
Água: Estudo das Relações das Antropossociedades com os Manguezais na
Ecorregião de São Tomé entre 1950-2000. Professor da Faculdade de Filosofia
entre 1972 e 1987, com as disciplinas História da Antiguidade Oriental e
História Contemporânea;Professor de História do Liceu de Humanidades de Campos
entre 1973 e 1988; Professor de disciplinas da área de ciências humanas e de
“Sociedade e Natureza” do ciclo básico do curso de Serviço Social de Campos,
vinculado ao Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, da
Universidade Federal Fluminense, entre 1985 e 2011. Autor de várias publicações
de livros e artigos.
Mediadora
- Adm. Elizabeth da Costa Bastos
Atualmente,
é Assessora de Desenvolvimento Organizacional no Conselho Regional de
Administração do Rio de Janeiro e professora das disciplinas de
Marketing e Planejamento Estratégico na Universidade Unigranrio. Possui
graduação em Administração de empresas pela Universidade do Grande Rio.
Pós graduada em Gestão pela Qualidade Total - Universidade Federal
Fluminense. Participou de projetos para implantação de sistemas de
gestão da Qualidade na Empresa Sata, atuou como gestora da área de
relacionamento com Clientes na Rio Sul Linhas Aéreas e comunicação
interna na Varig Engenharia e Manutenção, empresas do Grupo Varig.
A
inscrição é gratuita e deverá ser feita através do email - caferhuffmacae@gmail.com
DADOS SOLICITADOS PARA INCRIÇÕES DE ALUNOS DA UFF:
MATRICULA / NOME COMPLETO / EMAIL / TELEFONE CONTATO/ DATA DAS MESAS REDONDAS QUE DESEJA PARTICIPAR
DADOS SOLICITADOS PARA INSCRIÇÕES DE PROFISSIONAIS E OU ALUNOS DE OUTRAS FACULDADES:
NOME COMPLETO / EMAIL / TELEFONE CONTATO/EMPRESA/CARGO/DATA DAS MESAS REDONDAS QUE DESEJA PARTICIPAR.
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