Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Programação 2012

Mesas que já ocorreram em 2012

Vejam abaixo a programação de todas as mesas que ocorreram em 2012. Aguardem nossa programação de 2013, a qual será bem interessante também. Para 2013 também teremos novas atividades neste projeto de extensão. Em breve postaremos as novidades neste blog.

Dezembro  - Dia 06/12 às 18:00hs 

Tema : Futuro social 2- sustentabilidade ou inviabilidade?

CANDIDO DUARTE 

Atualmente é Gerente de Operações na Nova Academia do Concurso Público, pela Universidade Estácio de Sá, ex Coordenador de Ensino à Distância da Anhanguera Educacional Participações S/A, já tendo atuado como Diretor do Curso Praetorium, como Coordenador do Curso LFG no Rio de Janeiro e também como Coordenador Adjunto do Curso de Direito do Centro Universitário Plínio Leite; membro do grupo de pesquisa: Democracia, Estado de Direito e Cidadania - vinculado ao CNPQ pelo Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal Fluminense; associado ao CONPEDI, Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito; Doutorando em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense na linha de pesquisa Direitos Humanos, Justiça Social e Cidadania; Mestre em Direito pela UGF; Especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil com didática do ensino superior pela UNESA. Tem experiência na área de Direito.

FERNANDO MARCELO MANHÃES TAVARES

Jornalista e Gestor Ambiental.  Presta consultoria Ambiental e assessoria de Comunicação. Coordenador de Comunicação do Fórum Permanente da Agenda 21 Macaé. Editor do Jornal Artenativa e da Revista Séculus, Correspondente da Agência Brasileira de Notícias (ABN), Membro fundador e dirigente da Associação Macaense de Defesa Ambiental – AMDA, entidade que liderou intenso movimento  ambiental na região entre 1980 e 1990. Filiado à Federação Nacional de Imprensa (Fenai) e membro fundador da Associação de Imprensa do Distrito Federal (AIDF). Foi Secretário de Meio Ambiente de Macaé, presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Commads), presidente do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (Apa) do Sana – SANAPA e vice-presidente do Fórum Permanente da Agenda 21 Macaé de 2005 a 2007. Presidente da Comissão Organizadora e relator das I e II conferências municipais de Meio Ambiente – 2005\2007. Organizador da  Feira de Educação Ambiental Macaé Sempre Verde (Parque da Cidade). Trabalhos recentes: “Impactos do Petróleo – A experiência de Macaé – Lições para o Pré-sal”, “Controle Social: dos fóruns participativos às previsões orçamentárias”, e “Produção de mudas nativas para reflorestamento – um mercado promissor a ser fomentando” 


ARISTÓTELES JOSÉ RIANE COSTA (Tote)
Tecnólogo em Saneamento (UNICAMP), com Extensão em Educação Ambiental (USP) e Pós-graduação em Análise Ambiental (UNESP), foi professor na disciplina de Gestão de Responsabilidade Social na Universidade Estácio de Sá. Coordenou a Ação de Responsabilidade Social do Arranjo Produtivo Local de Petróleo, Gás e Energia da Bacia de Campos (Sebrae/RJ). Atuou como Consultor Local do Instituto Ethos para o Programa Tear realizado em parceria com o BID, FUMIN, IBP, Sebrae e Petrobras. Participou do Fórum Global (Rio 92) e da Cúpula dos Povos (Rio+20). Como Consultor, elabora e ministra aulas, palestras e cursos, onshore e offshore, em instituições e empresas nas áreas de Qualidade, Segurança do Trabalho, Ambiente, Saúde Ocupacional, Responsabilidade Social e Sistemas de Gestão Integrada. É sócio do Laboratório de Cidadania Treinamentos (São Carlos/SP) e, por meio dele, é integrante da Teia de Sustentabilidade (Macaé/RJ) e Consultor-Instrutor credenciado no Sebrae.

Mediadora -  Prof Dr Ludmila Antunes Rodrigues. 
Professora Adjunta do Departamento de Administração(área de concentração: Administração Pública)da Univerdade Federal Fluminense-Macaé(2011).Concluiu o pós doutorado em 2009 no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Laboratório de Economia Política da Saúde- LEPS; possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2001) na área de Política Social. Foi pesquisadora associada do Laboratório de Economia Política da Saúde do IE-UFRJ de 2005 até 2010 e tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, História Econômica e Contemporânea atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, democracia, politicas sociais, saúde coletiva e gestão participativa. Desde 2004 é professora convidada da especialização em Responsabilidade Social e Terceiro Setor do IE da UFRJ. No curso de Especialização em Políticas Públicas(EPP) do IE-UFRJ é professora convidada desde 2010. 

Novembro - Dia 22/11às 18:00hs  
 
Tema : Indicadores de Recursos Humanos e Qualidade de Vida no Trabalho ( Tema a confirmar)
Cyro Barretto - Consultor corporativo da Petrobras - Unidade de Operações de Exploração e Produção da Bacia de Campos. MBA em Gerenciamento por Projetos pela Fundação Getúlio Vargas; Mestrando em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense; Examinador do Prêmio Nacional da Qualidade; Examinador do Prêmio Nacional de Gestão Pública. Auditor Líder das Normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004, OHSAS 18001:2007 e NBR 16001:2004. Membro da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas; Membro do CB 25 - Comitê Brasileiro da Qualidade; Membro do CB 38 - Comitê Brasileiro de Meio Ambiente; Membro da Comissão Especial de Estudos de Responsabilidade Social.

Tema : Futuro social 1 - sustentabilidade ou inviabilidade?
Prof . João Batista  de Oliveira Ferreira  

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2007) e doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (2011). Professor adjunto do Departamento de Psicologia Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador do grupo Psicodinâmica e Clínica do Trabalho do CNPq e da Associação Nacional de Pós-graduação em Psicologia (Anpepp). Pesquisador do Núcleo Trabalho e Contemporaneidade (UFRJ) e do Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho (UnB). Experiência na área de Psicologia Clínica e do Trabalho, atuando principalmente nos temas: trabalho e organização do trabalho, prazer-sofrimento e saúde, estratégias de mediação do sofrimento, trabalho de criação, sabedoria da prática, patologias e adoecimento psíquico, violência psicológica, assédio moral e servidão voluntária, práticas em clínica psicodinâmica do trabalho e processos de subjetivação. Autor dos livros O doce vermelho das beterrabas (contos, 2006) e dos ensaios Perdi um jeito de sorrir que eu tinha: violência psicológica, assédio moral e servidão voluntária (2009) e Do poema nasce o poeta: trabalho, criação literária e subjetivação (2011).  

Mediador - Marcelo Fernandes Costa

Professor da UFF - Psicologia/Rio das Ostras -  Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Graduação em Psicologia. Experiência acadêmica na área de Processos Psicólogicos. Pesquisador de Projeto de Extensão em Etnoeducação Patrimonial no Município de Oriximiná - Pará subsidiado pela Universidade Federal Fluminense.


 Novembro - Dia 08/11às 19:00hs  

Tema : Desafios da função RH na Bacia de Campos considerando a prática do Observatório de Ambiência.

Marcelo Barbosa Carvalho 
GERENTE SETORIAL da área de Recursos Humanos/Ambiência Organizacional da PETROBRAS- Petróleo Brasileiro S.A. Unidade de Operações de Exploração e Produção da Bacia de Campos. Assistente Social - UFF/CAMPOS-RJ;Bacharel em Direito - FDC/Faculdade de Direito de Campos-RJ;Mestre em Política Sociais - CCH/UENF-RJ;MBA em Gestão Com Pessoas - Fundação Dom Cabral/MG. Gerente de Associativismo do Consórcio Managé (Projeto de Extensão Universitária da UFF & Consórcio de Municípios da Bacia do Rio Itabapoana/RJ); Ex Membro da Diretoria Colegial do CRESS/ Campos - 7ª Região;Assistente Social da UO-BC/RH/Ambiência Organizacional - Petróleo Brasileiro S.A - desde 2004;Gerente Setorial da UO-BC/RH/Ambiência Organizacional - Petróleo Brasileiro S.A. - desde 2008.

Tema: E afinal sabemos avaliar Qualidade de Vida no Trabalho?

Maria Nikolic – Gerente de RH Suporte da Transocean. Cooordenadora do Comitê de RH da ABESPetro. Formada em RH pela Universidade Vila Velha/ES. MBA em Gestão de Negócios em Petróleo pela Univix/ES. Foi professora universitária em graduação e pós-graduação latu-sensu para as disciplinas de Legislação Trabalhista e Remuneração. Atuando em RH no Brasil para O&G desde 2002.

Mediadora - Prof Izabela M. R. Taveira
Professora adjunta  do departamento de administração e ciências contábeis da UFF/Macaé .Mestre e doutora em psicologia social das organizações e do trabalho pela UERJ. Pós graduada em gestão estratégica de  RH pela Faculdade Estácio de Sá /Juiz de Fora. Graduada em Psicologia pelo Centro de ensino superior de Juiz de Fora/CESJF. Associada da  SBPOT (Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho). Foi sócia- proprietária da POPRH - Psicologia Organizacional/Projetos em RH entre 2001 e 2011 atuando em Juiz de Fora e região. Foi professora na UFJF no curso de psicologia e de administração. Foi professora da FGV/Online nos cursos atrelados à área de gestão de pessoas. Foi professora no curso técnologo em RH da faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora. Maiores informações -  Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0100981978645365

Outubro - Dia 22/10 às 19:00hs às 21hs

1.O trabalho confinado/embarcado : um olhar crítico sobre seu aspecto psicossocial.

Consultora Sara Tanos Nogueira 
Psicóloga do trabalho afiliada a SBPOT (Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho), Diretora e instrutora da empresa TECVIH treinamentos comportamentais vivenciais humanísticos, é especializada em fenomenologia existencial e arteterapia, com MBA em Gestão de Sistema de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde, há 12 anos desenvolvendo programas, treinamentos e consultorias para empresas de médio e grande porte. Expertise adquirida presencialmente através de embarques em plataformas de petróleo, sondas, rebocadores e PSV(s), áreas com nível de risco elevado como usinas, fábricas, canteiros de obras(construção civil), reparos e montagens (on e offshore). Experiência profissional em setor público e privado. Palestrante em inúmeros eventos direcionados ao público de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho. Atuou como consultora em diversos trabalhos e programas vencedores de prêmios de QSMS, Gestão Humana e ambiência organizacional, reconhecidos por suas práticas eficazes para as empresas e organizações. Atuação como voluntária no terceiro setor em processos educacionais comunitários.

2.Desafios na avaliação dos riscos Psicossociais
José Barbosa - Consultor em gestão estratégica da STC soluções 
Consultor em Gestão Organizacional. Bacharel em Administração com diversos cursos nas áreas de Qualidade, Recursos Humanos e Gestão de Operações de Serviços. É auditor líder nas normas ISO 9001, ISO 14001, CONAMA 306 e OHSAS 18001. Implementa e audita Sistemas Integrados de Gestão (Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança).Realiza assessoria e treinamentos sobre temas ligados a Gestão por Processos, Reestruturação Organizacional, Comportamento Organizacional, Gestão Estratégica, Qualidade em Serviços e Desenvolvimento Gerencial.Professor de gestão em cursos de graduação e pós-graduação. Atua em todo o Brasil, prestando serviços para organizações públicas e privadas nas áreas de educação, saúde, justiça, telecomunicações, alimentação, energia elétrica, petróleo e gás, sistema financeiro, saneamento e mineração.

3.Assédio moral nas organizações
Prof Izabela M. R. Taveira
Professora adjunta  do departamento de administração e ciências contábeis da UFF/Macaé .Mestre e doutora em psicologia social das organizações e do trabalho pela UERJ. Pós graduada em gestão estratégica de  RH pela Faculdade Estácio de Sá /Juiz de Fora. Graduada em Psicologia pelo Centro de ensino superior de Juiz de Fora/CESJF. Associada da  SBPOT (Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho). Foi sócia- proprietária da POPRH - Psicologia Organizacional/Projetos em RH entre 2001 e 2011 atuando em Juiz de Fora e região. Foi professora na UFJF no curso de psicologia e de administração. Foi professora da FGV/Online nos cursos atrelados à área de gestão de pessoas. Foi professora no curso técnologo em RH da faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora. Maiores informações -  Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0100981978645365

Mediadora : Ana Teresa Soto Vidal

Profissional generalista com 20 anos de experiência em Gestão Administrativa (Administrativo/financeiro, RH, T&D), como Analista de RH, Coordenadora de T&D e Gestora nos setores de alimentação, petróleo e engenharia elétrica. Pós-graduada em Gestão de SMS e Gestão de RH. Coordenadora do grupo ARH-Macaé, grupo de profissionais de RH de Macaé e região, que busca o desenvolvimento de seus membros.


Setembro - Dia 20/09 

Mesa 1 às 19:00hs 

Espiritualidade nas organizações e seu impacto na Qualidade de Vida no trabalho.

Profa Sônia Terezinha
 
Mestre em Sistemas de Gestão–Universidade Federal Fluminense–UFF;  MBA em Administração e Sistemas de Informação - Universidade Federal Fluminense - UFF;     Bacharel em Administração de Empresas -  (Universidade Estácio de Sá) . Coordenadora e professora  do curso Gestão de RH e da  Pós Graduação em Gestão de RH. Professora nas graduações  de Administração/Turismo / Gestão de Recursos Humanos e Gestão de Petróleo e Gás – Universidade Estácio de Sál.  Coodenadora do Projeto Minha Escola Querida e Educação para a Paz – Sec.de Educação do Município de Macaé – 2009 à atual. Coordenadora de Projetos Especias- Secretaria de Inovação,Ciência e Tecnologia – Prefeitura Municipal de Macaé – 2007 à 2009. Consultora – ICN Consultoria, Agencia de Talentos da Faculdade Salesiana - Macaé.

Sistema Biocêntrico nas Organizações
Consultora Suely Carvalho

Sócia-diretora da ReSurgir-Desenvolvimento humano. Consultora da empresa Opus Soluções Empresariais – S.P. Graduação em Pedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo. Teóloga e Psicanalista. Formação titular e didata em Biodança® pela IBF-Internation Biocentric Foundation. Presidiu e organizou vários Congressos Nacionais e Internacionais de Biodança®.Desenvolveu o sistema do curso de extensão “Sistema Biocêntrico para Organizações”. Ministra workshops de pedagogia para a vida no Brasil, América do Sul e Europa.Membro Fundadora e Facilitadora do ILACE- Instituto Latino Americano de    Criatividade Estratégia, onde trabalhou em parceria com Dra. Ruth Noller,  Presidente da CEF – Universidade de Buffalo - NY /USA),  com Prof. Bill  Shephard - Dir. de cursos da CEF e com a Dra. Horténcia Mendoza- Consultora da Werner Erhard &  Associates – USA. Tem trabalhado ao lado de ícones profissionais como o palestrante e escritor Dr. Roberto Shinyashiki, Dr. José Leão de Carvalho(ILACE), Dra. Sandra Fernandes-ESPM-Rio), Dr. Reinaldo Passadori (Comunicação Verbal e Oratória- SP), João Kon (Facilita- SP), Rolando Toro Araneda (Criador do Sistema Biodança®-Chile), Bob Hirsch (OPUS-SP), entre outros. 

Mediadora - 
Ana Teresa Soto Vidal

Profissional generalista com 20 anos de experiência em Gestão Administrativa (Administrativo/financeiro, RH, T&D), como Analista de RH, Coordenadora de T&D e Gestora nos setores de alimentação, petróleo e engenharia elétrica. Pós-graduada em Gestão de SMS e Gestão de RH. Coordenadora do grupo ARH-Macaé, grupo de profissionais de RH de Macaé e região, que busca o desenvolvimento de seus membros.

Mesa 2 às 20:30hs 

Limites e possibilidades das políticas públicas na promoção da qualidade de vida  em Macaé. Vice prefeita de Macaé - Marilena Garcia  
 Secretária de Educação de Macaé, Presidente da Funemac, Coordenadora da sáude da Mulher ( Ministério da Saúde). Foi vereadora em Macaé por 4 mandatos . Pedagoga pela FAFIMA. Pós graduada em Políticas públicas pela Universidad de Havana - Cuba . É professora aposentada do Colégio Estadual Luis Reid.Durante a Ditadura Militar, foi fundadora e diretora do CEP Centro Estadual dos Professores. Primeira vereadora da história de Macaé ( 1982), e reeelita até o seu terceiro mandato como parlamentar. Foi candidata a Prefeitura de Macaé em 1992. Aluna no curso de Formação de Liderança Política da Federação Democrática Internacional de Mulheres em Cuba (FEDIM).  Presidente da União Nacional de Combate ao Câncer de Mama (UNAMAMA) e criadora da instituição em Macaé. Assessora Especial da então Ministra de Desenvolvimento Social, Benedita da Silva (Governo Lula), Consultora do Programa de Desenvolvimento Social das Nações Unidas PNUD-M. Coordenadora do Programa Viva Mulher no Instituto Nacional do Câncer (INCA). Criadora do Centro de Recuperação da Vida (CERVI). Entre outras atividades profissionais..

Mediadora -  Prof Dr Ludmila Antunes Rodrigues. 
Professora Adjunta do Departamento de Administração(área de concentração: Administração Pública)da Univerdade Federal Fluminense-Macaé(2011).Concluiu o pós doutorado em 2009 no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Laboratório de Economia Política da Saúde- LEPS; possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2001) na área de Política Social. Foi pesquisadora associada do Laboratório de Economia Política da Saúde do IE-UFRJ de 2005 até 2010 e tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, História Econômica e Contemporânea atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, democracia, politicas sociais, saúde coletiva e gestão participativa. Desde 2004 é professora convidada da especialização em Responsabilidade Social e Terceiro Setor do IE da UFRJ. No curso de Especialização em Políticas Públicas(EPP) do IE-UFRJ é professora convidada desde 2010.  

MESA CANCELADA

Dezembro  - Dia 13/12 às 18:00hs 

Tema : Sociedade de Consumo, Consciência e Marketing?

CANDIDO DUARTE 
Atualmente é Gerente de Operações na Nova Academia do Concurso Público, pela Universidade Estácio de Sá, ex Coordenador de Ensino à Distância da Anhanguera Educacional Participações S/A, já tendo atuado como Diretor do Curso Praetorium, como Coordenador do Curso LFG no Rio de Janeiro e também como Coordenador Adjunto do Curso de Direito do Centro Universitário Plínio Leite; membro do grupo de pesquisa: Democracia, Estado de Direito e Cidadania - vinculado ao CNPQ pelo Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal Fluminense; associado ao CONPEDI, Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito; Doutorando em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense na linha de pesquisa Direitos Humanos, Justiça Social e Cidadania; Mestre em Direito pela UGF; Especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil com didática do ensino superior pela UNESA. Tem experiência na área de Direito.
 A Sustentabilidade como novo modelo de Gestão no século XXI. Qual o papel das Universidades e das empresas neste cenário? 
Prof SILVIO RONNEY DE PAULA COSTA
Professor e palestrante com Graduação em Administração de Empresas, Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e Matemática. Pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá, MBA em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial pela COPPE/UFRJ, Pós-graduado em Vídeo Científico Educativo pela UFRJ e Mestrando em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente Professor da Universidade Estácio de Sá e Universidade Veiga de Almeida

OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA NOVA EXPANSÃO URBANA DE MACAÉ.
Prof Arthur Sofiatti

Graduado em história pela Faculdade de Filosofia de Campos, em 1973;Especialista em história moderna e contemporânea pela Universidade Católica de Minas Gerais, em 1977;
Mestre em História Social pela UFRJ, com a dissertação O Nativo e Exótico: Perspectivas para a História Ambiental na Ecorregião Norte-Noroeste do Estado do Rio de Janeiro entre os Séculos XV e XX;Doutor em História Social pela UFRJ, com estudo sobre as relações das sociedades humanas e os manguezais na região norte do Estado do Rio de Janeiro e sul do Estado do Espírito Santo. Título: Entre a Terra e a Água: Estudo das Relações das Antropossociedades com os Manguezais na Ecorregião de São Tomé entre 1950-2000. Professor da Faculdade de Filosofia entre 1972 e 1987, com as disciplinas História da Antiguidade Oriental e História Contemporânea;Professor de História do Liceu de Humanidades de Campos entre 1973 e 1988; Professor de disciplinas da área de ciências humanas e de “Sociedade e Natureza” do ciclo básico do curso de Serviço Social de Campos, vinculado ao Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, da Universidade Federal Fluminense, entre 1985 e 2011. Autor de várias publicações de livros e artigos.

Mediadora -  Adm. Elizabeth da Costa Bastos
Atualmente, é Assessora de Desenvolvimento Organizacional no Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro e professora das disciplinas de Marketing e Planejamento Estratégico na Universidade Unigranrio. Possui graduação em Administração de empresas pela Universidade do Grande Rio. Pós graduada em Gestão pela Qualidade Total - Universidade Federal Fluminense. Participou de projetos para implantação de sistemas de gestão da Qualidade na Empresa Sata, atuou como gestora da área de relacionamento com Clientes na Rio Sul Linhas Aéreas e comunicação interna na Varig Engenharia e Manutenção, empresas do Grupo Varig.




INSCRIÇÕES

A inscrição é gratuita e deverá ser feita através do email  -  caferhuffmacae@gmail.com 
  
DADOS SOLICITADOS PARA INCRIÇÕES DE ALUNOS DA UFF:

MATRICULA / NOME COMPLETO / EMAIL / TELEFONE CONTATO/ DATA DAS MESAS REDONDAS QUE DESEJA PARTICIPAR

DADOS SOLICITADOS PARA INSCRIÇÕES DE PROFISSIONAIS E OU ALUNOS DE OUTRAS FACULDADES:

NOME COMPLETO / EMAIL / TELEFONE CONTATO/EMPRESA/CARGO/DATA DAS MESAS REDONDAS QUE DESEJA PARTICIPAR.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Notícias mesa redonda 22/11/201


            Esta mesa como as demais foi fantástica. Mas, com uma pitada de pimenta a mais nos paradoxos da prática e teoria que envoleve a área de gestão de pessoas, QV, QVT e sustentabilidade. Teve início às 18:30h com um agradecimento da Profa. Dra. Izabela Taveira aos presentes, aos voluntários e aos parceiros que estão contribuindo com o projeto. São eles, ARH Macaé, TECVIH, K.L.A Eventos, REALNET, Ação X Consultoria em RH, FUNEMAC, FEC, Pousada Alto Riviera, Funemac, Mary kay, Kla eventos e PROEX.O encontro encontro foi muito profícuo. Os palestrantes foram admiráveis e magníficos em suas apresentações. Foi uma confluência da análise docente (teórico crítica) e do panorama prático das experiências cotidianas organizacionais.
A primeira mesa-redonda - Indicadores de Recursos Humanos e Qualidade de Vida no Trabalho - teve início às 18:30h e foi apresentada pelo Consultor corporativo da Unidade de Operações de Exploração e Produção da Bacia de Campos  da Petrobras, Cyro Barreto ( figura abaixo), que revelou os indicadores de RH como essenciais à gestão, já que suportam as tomadas de decisões dentro das organizações. Ele apresentou, ainda, os indicadores de desempenho, qualidade de vida e os modos de mensurá-los. Expôs que é essencial medir aquilo que agregará “valor”, permitirá a tomada de decisão e consequentemente o alcance dos objetivos. 


Já a segunda mesa-redonda - Futuro social 1 - sustentabilidade ou inviabilidade? - foi apresentada pelo Prof. Dr. em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília,  João Batista de Oliveira Ferreira. Ele apresentou as diversas implicações da invisibilidade contemporânea e do adoecimento social na vida do indivíduo. Trouxe reflexões acerca das consequências dos desastres mundias, das padronizações contemporâneas à constituição da subjetividade na contemporaneidade. Permeou ainda por temas como assédio moral e as estratégias defensivas e mencionou diversos autores como C. Dejours, Bauman, Shakespeare etc..
Posteriormente, ao término das apresentações, os palestrantes e o mediador Prof.  Mestre em Psicologia pela UFF, Marcelo Fernandes Costa,  abriram um período de 30 minutos para discussões e perguntas levantadas pelos ouvintes. Inúmeras dúvidas e questionamentos foram proferidas pelos presentes, o que gerou empolgação e entusiasmo aos participantes. Ademais, houve distribuição de bolsas sustentáveis e de brindes da ARH Macaé, sorteio de diversos brindes da Transocean e de um livro de autoria  do  Prof. Dr. João Batista de Oliveira Ferreira.
             
 Agradecemos a todos pela presença e pela qualidade da construção do conhecimento( prático x teórico) que tais convidados e parceiros propiciaram a todos os participantes. Um agradecimento especial da professora Izabela Taveira bolsista/aluna de extensão Carolina Assumpção , a qual tem contribuído de forma belissima ( comprometimento)  para a realização deste projeto. Do mesmo modo aos alunos voluntários ( Wallace, Luiz Felipe Zebendo, Nathalie Cristina, Beatriz Amaral e Gisele) que dentro das suas limitações tem tentado ajudar da melhor maneira possível.


quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Notícias mesa redonda 08/11



Este encontro foi muito empolgante. Os palestrantes foram fenomenais nas suas analises criticas e descritivas dos desafios presentes nas suas práticas cotidianas.A primeira mesa-redonda - E afinal sabemos avaliar Qualidade de Vida no Trabalho? - teve início às 19:30h e foi apresentada pela Gerente de RH Suporte da Transocean, Maria Nikolic, que trouxe à tona uma imponente reflexão acerca da avaliação da qualidade de vida dentro das organizações. Ela enfatizou a necessidade de voltarmos nossa atenção às práticas verdadeiramente efetivas de QVT e não às paliativas que muitas empresas empregam atualmente. A palestrante deu um exemplo do seu trabalho acadêmico de monografia sobre QVT , o qual gerou um belissimo trabalho de intervenção na empresa na qual atuava.

Já a segunda mesa-redonda - Desafios da função RH na Bacia de Campos considerando a prática do Observatório de Ambiência - foi apresentada pelo representante do profissional Ademir Scotti do setor de ambiência organizacional da Petrobrás. Ele  apresentou e ressaltou os desafios e as dificuldades existentes na função de RH diante da imensidão de funcionários da Petrobras na Bacia de Campos. E ainda, a complexidade do observatório do RH sobre a ambiência dos funcionários que trabalham na Bacia. Posteriormente, ao término das apresentações, os palestrantes e a mediadora Profa. Dra. Izabela Taveira, abriram um período de discussões e de perguntas aos ouvintes. Muitas dúvidas e questionamentos foram levantados pelos mesmos, o que gerou um momento animado e acalorado.  A seguir, houveram sorteiosde diversos brindes dos nossos parceiros.