Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de abril de 2014

AGENDA 2014 - CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

O café com RH da do ICM /UFF Macaé é um projeto de extensão multidisciplinar, sem fins lucrativos, registrado na Proex /  UFF e no MEC. Tem como objetivo promover uma reflexão crítica sobre a Qualidade de Vida dentro e fora do  Trabalho em Macaé e proximidades. Tem como publico alvo profissionais e estudantes da área de RH, saúde , segurança no trabalho , trabalhadores, sindicatos , moradores , ou seja,  a comunidade como um todo. A extensão Universitária visa levar o que é produzido dentro da universidade para fora das suas paredes sendo uma legitima contribuição social.  

Neste ano o café com RH está repleto de novidades.

1. Pesquisa-ação pelo viés da psicodinâmica do trabalho no IFF -Macaé ( Atividade continua)
2. Publicação de uma coletânea de livros do projeto café com RH ( Os autores estão elaborando seus artigos neste primeiro semestre.
3. Pesquisa sobre a qvt dos trabalhadores offshore de macae
4. Fóruns de discussão com várias atividades integradas e concentradas em um mesmo dia, a saber : palestras dentro de empresas,  mini cursos , cine café com RH e mesas redondas.
5. Grupos de estudos
6.  Entre outras atividades

Reserve estas datas na sua agenda. Em breve detalharemos a programação

28/08 - 8 às 18hs  -Assédio moral no trabalho


Daniel Arruda Nascimento é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas. Orientou diversos trabalhos acadêmicos sobre o assédio moral no meio ambiente de trabalho, especialmente no que diz respeito ao trabalho docente. 


Fernando Ferro Guimarães é bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense, com MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é coordenador jurídico da Raízen Energia, sendo responsável por todo o contencioso relacionado a Downstream. Possui mais de quinze anos de experiência na área do petróleo, tendo atuado na Shell e na Esso. Tem experiência, ainda, como professor dos cursos de Pós-Graduação em Direito do Petróleo do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis e da Faculdade de Direito de Campos.


Eduardo da Silva Santos é bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense, com Pós-Graduação em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Estácio de Sá. Possui mais de quinze anos de experiência profissional como advogado nas áreas trabalhista e cível.  Atualmente é advogado da Petrobrás, com ampla atuação na área de petróleo e contratação.

Izabela Maria Rezende Taveira - Professora adjunta  do departamento de administração do ICM/UFF ( Instituto de ciências da sociedade de Macaé ) . Doutorado em Psicologia Social Organizacional e do trabalho pela UERJ, Mestre em Psicologia Social Organizacional e do trabalho pela UERJ ( 2006), graduada em psicologia pelo CESJF - Juiz de Fora (2000) Pós graduada em gestão estratégica de pessoas pela UNESA (2002) e graduada em Psicologia pelo CES/JF (2000).  Foi sócia proprietária da consultoria POPRH - Psicologia Organizacional / Projetos em RH tendo atuado em Juiz de Fora e região na área de desenvolvimento humano e organizacional  durante 10 anos . Coordena o projeto de extensão da UFF em Macaé  -Café com RH : Promovendo ações em prol da melhoria da qualidade de vida dentro e fora do trabalho  desde janeiro de 2012 .Lidera  o grupo de pesquisa: Gestão de pessoas e subjetividade na área de Petróleo e Gás.



15/09 - 14 as 18hs  Mini curso psicodinâmica do trabalho - PURO /UFF - Rio das Ostras 

16/09 - 8 às 18hs - Qualidade de vida no trabalho: O olhar crítico da Psicodinâmica do Trabalho 

Convidados já confirmados 

Ana Magnólia Bezerra Mendes

Professora do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e do Trabalho e das Organizações - PSTO do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB). Estágio pós-doutorado no Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM), Paris, doutorado em Psicologia pela UnB e sanduíche na Universidade de Bath, Inglaterra, mestrado e graduação em Psicologia. Coordenadora do Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho, onde orienta teses, dissertações e monografias nas temáticas: organização do trabalho, prazer-sofrimento e saúde; estratégias de mediação do sofrimento; patologias e adoecimento psíquico; violência no trabalho; práticas em clínica psicodinâmica do trabalho. Pesquisadora do CNPq desde 1996. Coordenadora do GT Psicodinâmica e Clínica do Trabalho na ANPEPP. 
 

Fernando de Oliveira Vieira

Foto Possui graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Moraes Júnior (1990), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999). Durante o mestrado, participou de dois programas de intercâmbio, junto às Universidades de Valencia, na Espanha, e do Minho, em Portugal. Fez doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003), participando de um Programa Sanduíche, junto à Universidade de Sherbrooke, Québec, Canadá. Atualmente é pesquisador e professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em ADMINISTRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de rh, carreira, avaliação de desempenho, educação corporativa, assédio moral/sexual, sofrimento humano no trabalho.

Suzana Canez da Cruz Lima


Foto Professora do curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense do Polo Universitário de Rio das Ostras. Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (2011). Mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), especialista em Teoria Psicanalítica, Saúde Mental Coletiva e Psicologia do Trabalho. Graduada em Psicologia (1990). Tem experiência na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, com interesse atualmente nos seguintes temas: saúde mental e trabalho em especial pela abordagem da psicodinâmica do trabalho.Vice coordenadora do projeto cafe com rh.

25/09 - 8 às 18hs -Tema a confirmar

23/10 - 8 às 18hs -Qualidade de vida no Trabalho: limites e possibilidades

Convidados já confirmados


Mário César Ferreira
 

Foto Mário César Ferreira, psicólogo do trabalho, Pós-Doutorado em Ergonomia da Atividade Aplicada à Qualidade de Vida no Trabalho pela Université Paris 1 Sorbonne (França). Atualmente é professor associado 2 no Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da UnB e do Programa de Pós-Gradução "Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PPG-PSTO) do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da UnB. Realizou diversas atividades em Psicologia do Trabalho, com o referencial teórico-metodológico em Ergonomia da Atividade, no âmbito do serviço público brasileiro. Na UnB, tem orientado alunos de iniciação científica, de mestrado e de doutorado que desenvolvem pesquisa aplicada em organizações governamentais. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq - Nível 2, onde executa projeto (2014-2017) na temática "Contexto de Trabalho e Práticas de Gestão em Organizações Brasileiras: Impactos Sobre a Qualidade de Vida no Trabalho". É autor do livro "Qualidade de Vida no Trabalho. Uma Abordagem Centrada no Olhar dos Trabalhadores" (2012) Editora Paralelo 15, co-organizador dos livros: "Qualidade de Vida no Trabalho: Questões Fundamentais, Perspectivas de Análise e Intervenção" (2013), Editora Paralelo 15; "Trabalho e riscos de adoecimento: o caso dos auditores-fiscais da Previdência Social brasileira" (2003) Edições Ler, Pensar, Agir - LPA; "Dominação e Resistência no Contexto Trabalho-Saúde" (2011) Editora Makenzie; "A regulação social do trabalho" (2003), publicdo pela Editora Paralelo 15 e "Trabalho em transição, saúde em risco" (2002) Editora da UnB. 

Ana Cristina Limongi-França


Foto Professora Titular da Universidade de São Paulo. Psicologa. Mestre em Psicologia Social PUCSP (1990). Doutora em Administração - Recursos Humanos FEAUSP (1996). Livre-Docência Interfaces da Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho. Criou e dirige o Núcleo e Laboratório de Estudos e Pesquisas em Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho - NEP_GQVT FEA USP. Coordenadora da Fundação Instituto da Administração - FIA. Professora convidada no Centro de Estudos em Pós-Graduação do Instituto Politécnico e Universitário Maputo - Moçambique 2005 a 2008. Linhas de pesquisa: Gestão de Pessoas nas Organizações e Comportamento Organizacional - com ênfase em Qualidade de Vida no Trabalho. Especialização em Desenvolvimento Empresarial na FTDE - POLI USP. Participante do CPCL da Harvard Business School (2008). Fundadora da Associação Brasileira de Qualidade de Vida - ABQV. Membro atuante nas Associações: Brasileira de Medicina Psicossomática, Ergonomia e Recursos Humanos. Presidente Nacional da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática. Coordenou o Projeto Educação e Futuro da FEAUSP. Coordenadora de Cultura e Extensão EAD FEA USP. 


Izabela Maria Rezende Taveira - Professora adjunta  do departamento de administração do ICM/UFF ( Instituto de ciências da sociedade de Macaé ) . Doutorado em Psicologia Social Organizacional e do trabalho pela UERJ, Mestre em Psicologia Social Organizacional e do trabalho pela UERJ ( 2006), graduada em psicologia pelo CESJF - Juiz de Fora (2000) Pós graduada em gestão estratégica de pessoas pela UNESA (2002) e graduada em Psicologia pelo CES/JF (2000).  Foi sócia proprietária da consultoria POPRH - Psicologia Organizacional / Projetos em RH tendo atuado em Juiz de Fora e região na área de desenvolvimento humano e organizacional  durante 10 anos . Coordena o projeto de extensão da UFF em Macaé  -Café com RH : Promovendo ações em prol da melhoria da qualidade de vida dentro e fora do trabalho  desde janeiro de 2012 .Lidera  o grupo de pesquisa: Gestão de pessoas e subjetividade na área de Petróleo e Gás

25/09 - 8 às 18hs -Tema a confirmar

Em breve iremos disponibilizar toda a programação, nome e currículo dos convidados. Contaremos com a presença de pesquisadores, professores e profissionais de instituições e empresas de diversas localidades do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário