Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de março de 2012

QV e QVT : Um exemplo prático - Trânsito

Olá Pessoal!
Vamos pensar em um exemplo prático da correlação entre QV e QVT?

Rio das Ostras é uma cidade dormitório de Macaé. Por que será? Porque vários trabalhadores optam por morar em Rio das Ostras ao invés de Macaé ( Além da questão do custo de vida)?

Tais trabalhadores saem de casa e as vezes levam 2hs em um percusso que poderia ser feitode 20 a 30 min . Alguns deles possuem excelentes condições de trabalho e consequentemente boa QVT. Entretanto, o trajeto de casa para o trabalho faz com tal trabalhador se estresse no trânsito , assim ele chega mal humorado no trabalho. Passa o dia lá melhora depois de um tempo e ao voltar enfrenta o trânsito de novo e aí chega mal humorado em casa e estressa toda a família que nào tem culpa de nada.

O trânsito é produção de movimento e mostra relações psicossociais claras que se refletem no dia a dia da vida dentro e fora do trabalho. Existem aqueles extremamente agressivos que não suportam ficar para traz e serem ultrapassados. Será que na empresa/trabalho ele também é assim? E aí como esta pessoa contribui ou prejudica a QV e a QVT das outras pessoas?

É claro que os orgãos governamentais precisam melhorar as estradas , etc, etc. Mas , as pessoas também precisam ser mais educadas nas suas relações interpessoais inclusive na disputa por espaço no trânsito.

Infelismente aqui entra outra questão que é o estimulo para se consumir carros super potentes para rodovias impotentes. Muitos querem individualmente exibir suas poderosas maquinas para os outros. Nao seria mais legal colocar a disposição seu veiculo para dar carona para colegas que fazem os mesmo trajeto no mesmo horário? Assim seriam menos carros nas rodovias e menos oneroso o gasto com  combustivel.

Outra idéias seria estimular as pessoas a irem trabalhar de bicicletas ( depois de contruidas ciclovias decentes). As parcerias no âmbito público e privado poderia construir sanitários decentes para que as pessoas pudessem tomar banho , trocar de roupa e irem fresquinhas trabalhar após um excelente exercicio fisico.

Por que isto é tão dificil de ser implantado? E olha que fica mais barato para todos ...
Os interesses individuais esmagam os interesses coletivos na busca pelo bem-estar...
Todos precisam lutar para melhor tal necessário . A responsabilidade é todos . De cada individuo, de cada organização ou instituição seja ela pública ou privada.

O que acham disto?

Abraço, Prof Izabela



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá comente aqui suas experiencias com nosso projeto