Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

DICAS DE FILMES E DOCUMENTÁRIOS QUE REVELAM OS BASTIDORES DA CORRUPÇÃO EM GRANDES CORPORAÇÕES



 Documentário: “Os rapazes mais espertos da sala


Baseado no best-seller de mesmo nome, Enron - Os Mais Espertos da Sala é um estudo sobre um dos maiores escândalos econômico dos EUA. O filme, indicado ao Oscar de melhor documentário, analisa um dos maiores desastres corporativos da história, no qual os chefes executivos da sétima maior empresa do país fugiram com mais de um bilhão de dólares, deixando os investidores e funcionários sem nada, através de depoimentos internos e gravações de som e imagem, o filme revela o drama humano que se desenrola entre as paredes da Enron, modelando a economia e o código de ética americano por muitos e muitos anos.


Documentário : " The corporation"

A partir da polêmica decisão da Suprema Corte de Justiça americana concluindo que uma corporação, aos olhos da lei, é uma "pessoa", são analisados os poderes das grandes corporações no mundo atual. A exploração da mão-de-obra barata no Terceiro Mundo e a devastação do meio ambiente são alguns dos fatos explorados, que entrevistam presidentes de corporações como a Nike, Shell e IBM, além de Noam Chomsky, Milton Friedman e Michael Moore.




Filme – “O capital” 

O Capital segue os meandros do mundo da Banca através da ascensão de Marc Tourneuil, um empresário sem escrúpulos, à direcção de um dos mais importantes bancos europeus. Sob o mote "continuaremos a roubar aos pobres para dar aos ricos", o realizador desvenda alguns dos jogos de poder que garantem o aumento de capital e constante enriquecimento dos bancos. Com argumento e realização do aclamado realizador grego Costa-Gavras ("Missing - Desaparecido", "Golpe a Golpe", "Paraíso a Oeste"), um drama que pretende expor as origens e consequências da crise econômica e a responsabilidade moral das instituições bancárias nas vidas do cidadão comum.



Nenhum comentário:

Postar um comentário