Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Notícias mesa redonda 22/11/201


            Esta mesa como as demais foi fantástica. Mas, com uma pitada de pimenta a mais nos paradoxos da prática e teoria que envoleve a área de gestão de pessoas, QV, QVT e sustentabilidade. Teve início às 18:30h com um agradecimento da Profa. Dra. Izabela Taveira aos presentes, aos voluntários e aos parceiros que estão contribuindo com o projeto. São eles, ARH Macaé, TECVIH, K.L.A Eventos, REALNET, Ação X Consultoria em RH, FUNEMAC, FEC, Pousada Alto Riviera, Funemac, Mary kay, Kla eventos e PROEX.O encontro encontro foi muito profícuo. Os palestrantes foram admiráveis e magníficos em suas apresentações. Foi uma confluência da análise docente (teórico crítica) e do panorama prático das experiências cotidianas organizacionais.
A primeira mesa-redonda - Indicadores de Recursos Humanos e Qualidade de Vida no Trabalho - teve início às 18:30h e foi apresentada pelo Consultor corporativo da Unidade de Operações de Exploração e Produção da Bacia de Campos  da Petrobras, Cyro Barreto ( figura abaixo), que revelou os indicadores de RH como essenciais à gestão, já que suportam as tomadas de decisões dentro das organizações. Ele apresentou, ainda, os indicadores de desempenho, qualidade de vida e os modos de mensurá-los. Expôs que é essencial medir aquilo que agregará “valor”, permitirá a tomada de decisão e consequentemente o alcance dos objetivos. 


Já a segunda mesa-redonda - Futuro social 1 - sustentabilidade ou inviabilidade? - foi apresentada pelo Prof. Dr. em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília,  João Batista de Oliveira Ferreira. Ele apresentou as diversas implicações da invisibilidade contemporânea e do adoecimento social na vida do indivíduo. Trouxe reflexões acerca das consequências dos desastres mundias, das padronizações contemporâneas à constituição da subjetividade na contemporaneidade. Permeou ainda por temas como assédio moral e as estratégias defensivas e mencionou diversos autores como C. Dejours, Bauman, Shakespeare etc..
Posteriormente, ao término das apresentações, os palestrantes e o mediador Prof.  Mestre em Psicologia pela UFF, Marcelo Fernandes Costa,  abriram um período de 30 minutos para discussões e perguntas levantadas pelos ouvintes. Inúmeras dúvidas e questionamentos foram proferidas pelos presentes, o que gerou empolgação e entusiasmo aos participantes. Ademais, houve distribuição de bolsas sustentáveis e de brindes da ARH Macaé, sorteio de diversos brindes da Transocean e de um livro de autoria  do  Prof. Dr. João Batista de Oliveira Ferreira.
             
 Agradecemos a todos pela presença e pela qualidade da construção do conhecimento( prático x teórico) que tais convidados e parceiros propiciaram a todos os participantes. Um agradecimento especial da professora Izabela Taveira bolsista/aluna de extensão Carolina Assumpção , a qual tem contribuído de forma belissima ( comprometimento)  para a realização deste projeto. Do mesmo modo aos alunos voluntários ( Wallace, Luiz Felipe Zebendo, Nathalie Cristina, Beatriz Amaral e Gisele) que dentro das suas limitações tem tentado ajudar da melhor maneira possível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá comente aqui suas experiencias com nosso projeto