quinta-feira, 29 de março de 2012

QV e QVT : Um exemplo prático - Trânsito

Olá Pessoal!
Vamos pensar em um exemplo prático da correlação entre QV e QVT?

Rio das Ostras é uma cidade dormitório de Macaé. Por que será? Porque vários trabalhadores optam por morar em Rio das Ostras ao invés de Macaé ( Além da questão do custo de vida)?

Tais trabalhadores saem de casa e as vezes levam 2hs em um percusso que poderia ser feitode 20 a 30 min . Alguns deles possuem excelentes condições de trabalho e consequentemente boa QVT. Entretanto, o trajeto de casa para o trabalho faz com tal trabalhador se estresse no trânsito , assim ele chega mal humorado no trabalho. Passa o dia lá melhora depois de um tempo e ao voltar enfrenta o trânsito de novo e aí chega mal humorado em casa e estressa toda a família que nào tem culpa de nada.

O trânsito é produção de movimento e mostra relações psicossociais claras que se refletem no dia a dia da vida dentro e fora do trabalho. Existem aqueles extremamente agressivos que não suportam ficar para traz e serem ultrapassados. Será que na empresa/trabalho ele também é assim? E aí como esta pessoa contribui ou prejudica a QV e a QVT das outras pessoas?

É claro que os orgãos governamentais precisam melhorar as estradas , etc, etc. Mas , as pessoas também precisam ser mais educadas nas suas relações interpessoais inclusive na disputa por espaço no trânsito.

Infelismente aqui entra outra questão que é o estimulo para se consumir carros super potentes para rodovias impotentes. Muitos querem individualmente exibir suas poderosas maquinas para os outros. Nao seria mais legal colocar a disposição seu veiculo para dar carona para colegas que fazem os mesmo trajeto no mesmo horário? Assim seriam menos carros nas rodovias e menos oneroso o gasto com  combustivel.

Outra idéias seria estimular as pessoas a irem trabalhar de bicicletas ( depois de contruidas ciclovias decentes). As parcerias no âmbito público e privado poderia construir sanitários decentes para que as pessoas pudessem tomar banho , trocar de roupa e irem fresquinhas trabalhar após um excelente exercicio fisico.

Por que isto é tão dificil de ser implantado? E olha que fica mais barato para todos ...
Os interesses individuais esmagam os interesses coletivos na busca pelo bem-estar...
Todos precisam lutar para melhor tal necessário . A responsabilidade é todos . De cada individuo, de cada organização ou instituição seja ela pública ou privada.

O que acham disto?

Abraço, Prof Izabela



terça-feira, 6 de março de 2012

Promovendo ações em prol da melhoria da qualidade de vida dentro e fora do trabalho em Macaé

Refletir sobre qualidade de vida e qualidade de vida dentro  do trabalho perpassa questões individuais, sociais, econômicas e psicológicas. Diversos interesses moldam as representações dos diferentes atores sociais sobre tal tema seja negativamente ou positivamente. Pare para pensar o que é ter qualidade de vida dentro ou fora do trabalho para você. O que faz ou já fez para melhorar sua qualidade de vida dentro e fora do trabalho ( QV e QVT) ? O que as diversas instituições/organizações sociais sejam públicas ou privadas têm feito em prol da melhoria da qualidade de vida dentro e fora do trabalho?

A responsabilidade pela sua QV ou QVT não é somente sua certo? Da mesma forma a responsabilidade pela QV ou QVT do outro não é somente dele também ...

A gestão da  QV e QVT é uma questão tanto coletiva quanto individual que merece ser compartilhada em prol de um interesse comum. Será que temos disposição para compartilhar interesses de um maneira mais cooperativa do que competitiva?


 Sustentabilidade, responsabilidade social, responsabilidade ambiental e qualidade de vida dentro e fora do trabalho estão totalmente articuldados. É possível desarticular tais temas?

Como podemos melhorar isto em Macaé e região?

Contamos com a sua ajuda nesta empreitada.

Abraço, Prof Izabela Taveira